Segunda-feira, 1 de Janeiro de 2007

Aqui... Sobral Gordo!

CHEGOU O FRIO, e com ele a época da azeitona.
Nesta altura do ano é frequente ver, na aldeia, ranchinhos que cantam e, empoleirados nas oliveiras, vão repenicando o negro fruto, que depois segue para o lagar, para voltar transformado em azeite.
Vêm-se, aqui e ali, os fumos característicos das fogueiras, onde as cachopas se aquecem na hora da merenda. Chega o final, e as típicas filhós levam a festa ao olival onde os cantares se vão extinguir dentro em breve.
Terminou a safra! Agora é dos lagares que sai o fumo, misturado ao cheiro da cebola e da batata assada na fornalha e que, com o "fiel amigo" e, as couves vão constituir a clássica tiborna.

DEPOIS DOS ÚLTIMOS TEMPORAIS que prejudicaram bastante a colheita da azeitona, os lavradores alegraram-se com o bom tempo atarefando-se a apanhá-la. A sua produção é relativamente baixa em alguns locais.

ESTE ANO, não se fez a tradicional fogueira do Natal, limitando-se os garotos a queimarem um montão de silvas que carregaram para o adro da capela. Apesar disso, o Natal e o Ano Novo foram alegres. A nossa mocidade divertiu-se bastante, organizando bailes, alguns dos quais até altas horas da manhã.
Um grupo de rapazes de Sobral Gordo, em conjunto com os tocadores da nossa terra, foram à Mourízia fazer uma desgarrada. De regresso, tocaram e cantaram no Largo da Fonte.

O PÁROCO da nossa freguesia nomeou uma comissão para angariar fundos afim de se deslocar à nossa terra um prégador, durante a estadia da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, em Pomares.
Já foram distribuídas circulares e espera-se que os sobralgordenses vão contribuir, dentro das suas possibildades, para que o Sobral Gordo não fique atrás das outras terras, mantendo assim, o prestígio que goza.

ENCONTRA-SE ENTRE NÓS, a Srª Dª Rita Mendes que aqui se deslocou para proceder à apanha da azeitona.

FOI DE VISITA A LISBOA, tendo já regressado, o Sr. António Alves, Secretário da Delegação da nossa Comissão de Melhoramentos.

TAMBÉM NOS HONROU COM A SUA VISITA, a Srª D. Gracinda de Jesusu Mendes que, durante dois anos, admnistrou, com zelo e proficiência o ensino no nosso Posto Escolar.

Boletim SobralgordenseOutubro de1958.

publicado por Boletim Sobralgordense às 12:17
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



pesquisar

 

Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


Boletins Recentes

Armindo Rodrigues Filipe

Os Consócios Dizem...

Posto Médico de Pomares

Reuniões de Direcção.

Aqui... Sobral Gordo!

Festa de Pomarenses

Regionalismo.

Reuniões de Direcção.

A nossa excursão foi um ê...

Aqui... Sobral Gordo!

Os Consócios Dizem...

A Páscoa na Aldeia.

Aqui... Sobral Gordo!

O Entrudo.

Aqui... Sobral Gordo!

Paisagem da Serra.

O "Boletim" promove uma e...

Aqui... Sobral Gordo!

Reuniões Directivas.

Aqui... Sobral Gordo!

Os Nossos Amigos...

Vamos construir a Sede?

Reuniões Directivas.

A Estrada.

Os Amigos de Sobral Gordo

Outros Boletins

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006