Sexta-feira, 29 de Dezembro de 2006

Vamos construir a Sede?

09 de Agosto de 1945!

Sobral Gordo, que nos ensina uma lição de civismo e humanidade, dá-nos um nobilíssimo exemplo de quanto pode a união e  perseverança no trabalho.
Foi nesse dia escaldante de Agosto que um grupo de voluntariosos sobralgordenses, irmanados no mesmo desejo de bem servir a sua terra natal, se organizou em Comissão de Melhoramentos, para ali levar a efeito empreendimentos vários, no sentido de dar maior valor e proporcionar aos seus conterrâneos umas condições de vida mais compatíveis com os progressos do século em que vivemos.
A organização toma vulto e, em breve, temos os naturais de Sobral Gordo congregados na mesma tarefa, lutando denodadamente pelo mesmo ideal: dotar Sobral Gordo dos melhoramentos indispensáveis ao seu progresso e desenvolvimento.
Foi nessa onda de eufórico entusiasmo que se conseguiram os noventa mil escudos que a Comissão dispendeu com a sua quota parte, nas obras de aproveitamento de água, chafariz, depósito e lavadouros modelares, que a localidade ficou possuindo, para sua glória e para honra dos que para isso contribuiram.
Um punhado de verdadeiras dedicações, mostrou assim, não ter esquecido a terra dos seus maiores, e honrou, sobremaneira, a sua origem beirã e portuguesa, levantando alto o bom nome do velho burgo onde nasceram.
Mas... era preciso fazer MAIS E MELHOR e, para isso lá estavam os «rapazes de nove de Agosto» dispostos a tudo sacrificar; o descanso, a tranquilidade, a sua vida privada e... os magros tostões dos seus modestos salários.
Assim, foram aparecendo sucessivamente, o Posto Escolar, o telefone, a biblioteca e a Ecola Primária.
A estrada, graças ainda aos esforços e boa vontade de alguns, também será uma realidade, esperando-se inaugurá-la em Agosto próximo. Aqui cabe um aceno de muita simpatia pelos Serviços Florestais de Arganil e seu digno Director de quem depende tão feliz melhoramento.
Levada a cabo tão simpátuica série de benéficas realizações, seria lícito esperar um amolecimento natural na actividade admirável desses briosos rapazes; mas, simplesmente extraordinário, as suas energias não diminuem, antes se multiplicam e, cada obstáculo vencido será razão forte para novos e imediatos cometimentos.
Não sabemos, para já, qual o pensamento dos sobralgordenses, arquitectos de um Sobral Gordo melhor - com vistas à próxima realização - mas não ousamos duvidar que satisfeitas plenamente e a contento de todos, as principais aspirações, essa gente admirável pensa como nós e apenas espera com ansiedade e entusiasmo, que alguém lance o «grito de guerra» para se lançar temeráriamente na «conquista» de novo melhoramento: a sede da comissão de melhoramentos em Sobral Gordo!

António Domingos, Boletim Sobralgordense, Dezembro de1958.

publicado por Boletim Sobralgordense às 19:12
| comentar

pesquisar

 

Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


Boletins Recentes

Armindo Rodrigues Filipe

Os Consócios Dizem...

Posto Médico de Pomares

Reuniões de Direcção.

Aqui... Sobral Gordo!

Festa de Pomarenses

Regionalismo.

Reuniões de Direcção.

A nossa excursão foi um ê...

Aqui... Sobral Gordo!

Os Consócios Dizem...

A Páscoa na Aldeia.

Aqui... Sobral Gordo!

O Entrudo.

Aqui... Sobral Gordo!

Paisagem da Serra.

O "Boletim" promove uma e...

Aqui... Sobral Gordo!

Reuniões Directivas.

Aqui... Sobral Gordo!

Os Nossos Amigos...

Vamos construir a Sede?

Reuniões Directivas.

A Estrada.

Os Amigos de Sobral Gordo

Outros Boletins

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006